Os queijos podem ser servidos em bandejas ou pratos de qualquer material (prata, inox, madeira, pedra, etc) guardando harmonia visual em relação a decoração escolhida.
Flores, frutas, hortaliças e pães fazem par perfeito com queijos. O aspecto visual do corte torna o produto mais apetitoso.
queijos pequenos, redondos e quadrados, devem ser divididos ao meio. Queijos de tamanho médio, redondos e quadrados devem ser partidos como torta (triangular).
Fatias maiores (cunhas) obtidas de peças grandes e altas, redondas e quadradas, podem ser fracionadas em triângulos irregulares.
Queijos retangulares são apenas fatiados.
Triângulos devem ser partidos em fatias triangulares.
Fatias de formas cilíndricas são cortadas em finas porções.
Para melhor apreciar os mais diversos sabores dos queijos, iniciar a degustação pelos de sabor mais suave. Entretanto, vegetais, pães e bebidas consumidos alternadamente entre diversos tipos de queijos, purificam e refrescam o paladar, mesmo que se tenha comido um queijo de sabor forte.
Não se esqueça que queijos devem ser servidos em temperatura ambiente, por isso, retire-os do frio entre 30 à 60 minutos antes, dependendo do tamanho da peça e de preferência, apenas a quantidade a ser consumida.
Lembre-se que queijos são produtos viços e que continuam maturando com o passar dos dias. Um queijo jovem e de sabor suave poderá ter sabor mais forte quando com mais idade, portanto, experimente-o antes de servir para verificar se está de acordo com sua expectativa.